Ainda é comum que empresas em atividade há algum tempo ainda não terem registrado a marca. Saiba os riscos de você não registrar a sua marca.
5 maiores riscos de não registrar a sua marca
Qualquer pessoa física ou jurídica que exerce atividade lícita no país pode requerer o registro de marca. Sendo assim ele é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
É importante fazer o registro da sua marca o quanto antes, para que não corra o risco de não pode usar a sua marca
-
Outra pessoa pode registrar primeiro que você
No Brasil vale a anterioridade de registro. Logo, em regra, quem entra primeiro com o registro é que deve ter o pedido deferido pelo INPI.
Embora que você já esteja atuando no mercado, se a sua marca não está registrada outra pessoa ou empresa vai poder utilizar, e você ficará impedido de dispor da sua marca.
-
Você pode estar usando uma marca já registrada
Pode acontecer de você estar investindo tempo, esforço e divulgação da sua marca e ela já estar registrada por outra empresa.
Isso torna importante que você acelere o registro e evite ficar sem ouso exclusivo da marca. Juntamente com a possibilidade de sofrer processo por uso indevido.
-
Ser obrigado a trocar de nome
Já aconteceu muitos casos de empresas que tiveram que trocar de nome pelo fato de já ser uma marca registrada. Isso acontece pelo uso indevido da marca, e a troca de nome é feita para evitar processos.
Sabendo os riscos de não registrar a sua marca, evite ter que trocar de nome e encarar burocracias.
-
Perder o dinheiro investido na marca
Como já foi falado, as empresas fazem investimentos em divulgação, como publicidade na TV, rádio e mídias digitais. Caso outra empresa já tenha registrado a sua marca, todo o investimento feito vai ser perdido, pois você não poderá usar essa marca.
-
Reconhecimento da marca pelos clientes
Todos os esforços para construir um relacionamento com o cliente vai ser afetado, pois ele já possui uma ligação com a sua marca.
Por outro lado se ela já estiver registrada, você não poderá usá-la, havendo necessidade de trocar o nome. Com isso, você deverá começar tudo do zero para alcançar o reconhecimento da sua marca pelos clientes.
Afinal você já deve estar ciente dos risco de não registrar a sua marca. Dessa forma, é importante registrar sua marca e evitar futuros constrangimentos, burocracias e prejuízos.
Segundo o INPI, mais de 50{423ab35e10deb680b5a8dfce3b1ca274c7143a6ece73063169a9e5e8f71d4fbc} dos processos de marcas possuem algum tipo de problema. É aconselhável que você contrate um profissional especializado para realizar esse serviço, pois são exigidos alguns conhecimentos específicos para garantir a segurança jurídica da sua marca.
Quer saber mais sobre registro de marca? Acesse o nosso ebook gratuito guia completo para registrar a sua marca.