A marca é o reconhecimento que o cliente tem do seu produto ou serviço, seja através de símbolos, cores ou conjunto de palavras.
Para que esse reconhecimento não seja comprometido, a sua marca precisa estar registrada. Somente assim você terá proteção e uso exclusivo, e evita que sua empresa tenha futuros problemas judiciais.
Com o e-commerce não é diferente, o mercado digital vem crescendo rapidamente e a necessidade de registrar a sua marca se torna cada vez mais importante.
Leia abaixo sobre o registro de marca para e-commerce e mantenha seu negócio protegido!
Registrando a sua marca
É evidente que os esforços feitos para construir um e-commerce e ter um relacionamento com os clientes são grandes. Dessa maneira não adianta construir tudo isso e correr o risco de não poder usar a sua marca, pelo fato dela não estar registrada junto ao INPI.
A decisão de compra dos clientes se dá pelo nível de relacionamento que eles tem com a marca. Se por algum momento você ser obrigado a trocar o nome da sua marca, todos os esforços investidos em seu e-commerce irão por água baixo.
Portanto você empresário de uma pequena ou grande empresa, deve começar a ver o seu e-commerce como ativos importantes, para seu negócio.
Por outro lado a falta de informação faz com que você não veja necessidade no registro da marca. Evite problemas futuros, bem como por exemplo:
- Não saber se a marca está disponível para uso
- Possíveis processos judiciais, por conta do uso indevido da marca
- Não possuir o uso exclusivo da marca
- Outra empresa registrar a marca primeiro que você
Para que você não corra esses riscos, é importante ter a sua marca registrada.
Passos para registrar a sua marca
Afinal não adianta nada já estar no mercado a algum tempo e não possuir a marca registrada. Garanta os direitos exclusivos sobre a sua marca.
Você sabe quais são os passos para registrar sua a marca? A gente mostra logo abaixo!
Conhecer os tipos de marcas
O INPI divide as marcas em 4 categorias, bem como:
Marca nominativa
São marcas que fazem o uso unicamente de palavras, não havendo o acompanhamento de figuras, símbolos ou grafia especial.
Marca figurativa
São marcas que são representadas por sinais visuais como: Símbolos, desenhos ou Imagens.
Marca mista
Definitivamente esse é o tipo mais completo de marca do INPI. Afinal elas fazem a junção de elementos nominativos e figurativos, formado por escrita e símbolo.
Marca Tridimensional
São constituídas de uma forma plástica com distinção em 3 dimensões. Devem possuir formatos que garantam a individualização do serviço ou produto na qual se aplicam.
Segundo o INPI, para este tipo de registro de marca, não pode haver ligações com as funções técnicas do produto ou serviço.
Realizar pedido junto ao INPI
O processo só tem início no recebimento do pedido pelo INPI. Por isso é importante fazer uma busca de disponibilidade da marca e preenchimento correto do formulário, obedecendo a Lei de Propriedade Industrial.
Entretanto se o empresário não possui um escritório que o represente junto ao INPI, precisará monitorar a Revista da Propriedade Industrial (RPI). Uma nova edição sai toda terça feira, durante todas as semanas do mês.
Aguardar a abertura do prazo de oposição por parte de terceiros
Este ato do processo dura cerca de 60 dias. Essa fase é caracterizada por dar conhecimento a todos de que determinada pessoa ou empresa entrou com pedido de uso com exclusividade da marca para determinada atividade.
Caso ocorra oposição ao registro da marca, é necessário entrar com recurso. Desse modo é recomendado contratar um especialista para lhe ajudar nessa parte, pois são exigidos alguns conhecimentos específicos para garantir a segurança jurídica da sua marca.
Vamos registrar?
Sabendo os passos para registrar a sua marca, é preciso ficar atento ao tempo que pode levar o processo de registro, sendo de até 3 anos.
Esta etapa exige especial acompanhamento constante. Nesta fase, se houver despacho do Instituto, e o prazo for perdido, se perde todo o investimento feito na marca, e é preciso recomeçar todo o processo.
O registro de marca possui validade de 10 anos, podendo ser renovados por mais 10 anos. Dessa forma o proprietário da marca deve fazer o pedido de renovação antes do término de vigência da marca, pois corre o risco de perder a marca.
Caso você não possua um escritório especializado, atente-se aos prazos e responsabilidades, para evitar perder tempo e investimentos.
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