O WhatsApp Business foi lançado no início do ano passado, com a finalidade de ajudar as empresas a se comunicarem com seus clientes. Saiba como incrementar essa estratégia no seu negócio.
A cada dia que passa o aplicativo ganha uma nova funcionalidade. Dessa forma é importante que você fique sempre atento às atualizações para que esteja sempre à frente dos seus concorrentes na busca pelo sucesso nas vendas.
Quer saber como o WhatsApp Business pode alavancar as suas vendas? Continue lendo o post!
O que é WhatsApp Business?
O WhatsApp que todo mundo usa foi criado em 2009 e é um aplicativo de mensagens instantâneas, como você sabe. Através dele é possível realizar a troca de imagens, mensagens de textos, voz, áudios e chamadas.
No entanto para que seja possível o uso desse aplicativo, é necessário ter um número de celular e uma conexão ativa de Internet.
Já o WhatsApp Business, como o nome indica, é o WhatsApp para empresas. Toda a empresa que possui uma conta pessoal no WhatsApp pode fazer a migração para a conta empresarial e usufruir das funcionalidades.
Quais as funcionalidades do WhatsApp Business?
O WhatsApp Business tem a função de ajudar as empresas na comunicação com seus clientes, sendo acessível tanto às grandes quanto às pequenas empresas.
Portanto o aplicativo conta com diversas funcionalidades, que irão ajudar na sua estratégia de negócios. Veja quais são.
Perfil empresarial diferente do perfil pessoal
O perfil empresarial do WhatsApp se diferencia do perfil pessoal, pelo fato de você ter a possibilidade de inserir informações, bem como:
- Seu nome empresarial e logo
- Horário de funcionamento
- Endereço
- Site ou algum outro perfil na qual você queira compartilhar
- Segmento da sua empresa
Por isso, é importante o preenchimento correto dessas informações, para que seus clientes possam estar sempre atualizados.
WhatsApp Web
Outra função bastante interessante, que é possível utilizar nos dois tipos de perfis do aplicativo, é o WhatsApp Web. Dessa forma essa funcionalidade permite usar o app na versão móbile.
Respostas automáticas no WhatsApp
As respostas automáticas são uma vantagem que você tem ao se comunicar com o seu cliente, uma saudação por ter chamado você ou uma mensagem informando que no momento a sua empresa não poderá atendê-lo.
Explore essa funcionalidade!
Métricas
Você já deve estar fazendo o uso ou lido sobre o assunto em algum artigo pela Internet: a importância de usar as métricas Elas indicam a performance do seu negócio.
No WhatsApp Business é possível mensurar seus resultados, como:
- Taxa de recebimento
- Taxa de abertura (leitura)
- Taxa de resposta
- Visualização no status
5 dicas práticas para aumentar as vendas através do WhatsApp web
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Estabeleça um horário de funcionamento
A proximidade que o aplicativo gera entre clientes e empresa faz com que, por vezes, o cliente acabe chamando fora do horário de funcionamento.
Dessa forma é importante que você estabeleça no seu perfil um horário de funcionamento. Da mesma forma é recomendado que o empreendimento utilize mensagens automáticas para quando o cliente chamar depois do horário e seja exibido uma mensagem sobre a ausência da empresa.
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Utilize link para o WhatsApp
Essa prática tem sido bastante usada pelos usuários. Ela se dá pelo compartilhamento de um link com direcionamento para o seu número.
Faça a divulgação desse link através das redes sociais, sites e páginas de e-commerce nas quais a sua empresa se encontra.
Para a criação desse link existem duas formas. Vamos ver quais são e como funcionam.
- Criação de link manual
Esse modo é necessário à criação de dois links, um para dispositivos móveis e outro para a web.
Para dispositivos móveis:
– Copie o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=SeuNumero;
– Onde está o seu número, troque pelo número do WhatsApp, incluindo o código do país e DDD.
- Criação através do site gerador de links
Essa é a maneira mais fácil de se fazer um link. Utilize sites como o convertte.
Lá você pode inserir seu número e uma mensagem personalizada. Caso o link fique grande, é possível encurtá-lo nos sites bitly.com ou encurtador.
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Faça divulgação dos seus produtos ou serviços
Elabore uma estratégia de divulgação através do WhatsApp. Assim você saberá quais os melhores horários e dias para fazer a divulgação.
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Defina a postura que será utilizada
Mesmo considerado o fato de o WhatsApp passar a sensação de descontração, deve ser ressaltado que quem está em conversa com o cliente é a marca. Seja humano mas também use formalidades, isto é sempre levando em conta o respeito e a educação no atendimento ao cliente.
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Fique atento à lei de proteção de dados – LGPD
A preocupação dos usuários na Internet vem crescendo devido ao aumento da violação de dados. Se você faz uso dos dados dos clientes, esteja sempre atento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Do mesmo modo, é fundamental que você dê atenção a alguns pontos jurídicos. Embora não sejam exigidos por lei, como no caso dos termos de uso, podem evitar problemas futuros.
Por outro lado, salienta-se a importância de se ter uma política de privacidade, que é exigida, caso haja coleta de dados pessoais, como nome, endereço, e-mail, entre outros.
Leia mais sobre Termos de Uso e Política de Privacidade
Para tornar o seu termo de uso e política de privacidade acessíveis e transparentes, contrate um advogado especialista, para que ele possa deixar o seu documento bem estruturado e com todas as informações necessárias, evitando futuros problemas.