Saiba como o WhatsApp Business pode alavancar as suas vendas

WhatsApp Business: Saiba como alavancar as suas vendas

O WhatsApp Business foi lançado no início do ano passado, com a finalidade de ajudar as empresas a se comunicarem com seus clientes. Saiba como incrementar essa estratégia no seu negócio.

A cada dia que passa o aplicativo ganha uma nova funcionalidade. Dessa forma é importante que você fique sempre atento às atualizações para que esteja sempre à frente dos seus concorrentes na busca pelo sucesso nas vendas.

Quer saber como o WhatsApp Business pode alavancar as suas vendas? Continue lendo o post!

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp que todo mundo usa foi criado em 2009 e é um aplicativo de mensagens instantâneas, como você sabe. Através dele é possível realizar a troca de imagens, mensagens de textos, voz, áudios e chamadas.

Saiba como o WhatsApp Business pode alavancar as suas vendas

No entanto para que seja possível o uso desse aplicativo, é necessário ter um número de celular e uma conexão ativa de Internet.

Já o WhatsApp Business, como o nome indica, é o WhatsApp para empresas. Toda a empresa que possui uma conta pessoal no WhatsApp pode fazer a migração para a conta empresarial e usufruir das funcionalidades.

Quais as funcionalidades do WhatsApp Business?

O WhatsApp Business tem a função de ajudar as empresas na comunicação com seus clientes, sendo acessível tanto às grandes quanto às pequenas empresas.

Saiba como o WhatsApp Business pode alavancar as suas vendas

Portanto o aplicativo conta com diversas funcionalidades, que irão ajudar na sua estratégia de negócios. Veja quais são.

Perfil empresarial diferente do perfil pessoal

O perfil empresarial do WhatsApp se diferencia do perfil pessoal, pelo fato de você ter a possibilidade de inserir informações, bem como:

  • Seu nome empresarial e logo
  • Horário de funcionamento
  • Endereço
  • Site ou algum outro perfil na qual você queira compartilhar
  • Segmento da sua empresa

Por isso, é importante o preenchimento correto dessas informações, para que seus clientes possam estar sempre atualizados.

WhatsApp Web

Outra função bastante interessante, que é possível utilizar nos dois tipos de perfis do aplicativo, é o WhatsApp Web. Dessa forma essa funcionalidade permite usar o app na versão móbile.

Respostas automáticas no WhatsApp

As respostas automáticas são uma vantagem que você tem ao se comunicar com o seu cliente, uma saudação por ter chamado você ou uma mensagem informando que no momento a sua empresa não poderá atendê-lo.

Explore essa funcionalidade!

Métricas

Você já deve estar fazendo o uso ou lido sobre o assunto em algum artigo pela Internet: a importância de usar as métricas Elas indicam a performance do seu negócio.

No WhatsApp Business é possível mensurar seus resultados, como:

  • Taxa de recebimento
  • Taxa de abertura (leitura)
  • Taxa de resposta
  • Visualização no status

5 dicas práticas para aumentar as vendas através do WhatsApp web

  1. Estabeleça um horário de funcionamento

A proximidade que o aplicativo gera entre clientes e empresa faz com que, por vezes, o cliente acabe chamando fora do horário de funcionamento.

Dessa forma é importante que você estabeleça no seu perfil um horário de funcionamento. Da mesma forma é recomendado que o empreendimento utilize mensagens automáticas para quando o cliente chamar depois do horário e seja exibido uma mensagem sobre a ausência da empresa.

  1. Utilize link para o WhatsApp

Essa prática tem sido bastante usada pelos usuários. Ela se dá pelo compartilhamento de um link com direcionamento para o seu número.

Faça a divulgação desse link através das redes sociais, sites e páginas de e-commerce nas quais a sua empresa se encontra.

Para a criação desse link existem duas formas. Vamos ver quais são e como funcionam.

  • Criação de link manual

Esse modo é necessário à criação de dois links, um para dispositivos móveis e outro para a web.

Para dispositivos móveis:

– Copie o link http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=SeuNumero;

– Onde está o seu número, troque pelo número do WhatsApp, incluindo o código do país e DDD.

  • Criação através do site gerador de links

Essa é a maneira mais fácil de se fazer um link. Utilize sites como o convertte.

Lá você pode inserir seu número e uma mensagem personalizada. Caso o link fique grande, é possível encurtá-lo nos sites bitly.com ou encurtador.

  1. Faça divulgação dos seus produtos ou serviços

Elabore uma estratégia de divulgação através do WhatsApp. Assim você saberá quais os melhores horários e dias para fazer a divulgação.

  1. Defina a postura que será utilizada

Mesmo considerado o fato de o WhatsApp passar a sensação de descontração, deve ser ressaltado que quem está em conversa com o cliente é a marca. Seja humano mas também use formalidades, isto é sempre levando em conta o respeito e a educação no atendimento ao cliente.

  1. Fique atento à lei de proteção de dados – LGPD

A preocupação dos usuários na Internet vem crescendo devido ao aumento da violação de dados. Se você faz uso dos dados dos clientes, esteja sempre atento à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Do mesmo modo, é fundamental que você dê atenção a alguns pontos jurídicos. Embora não sejam exigidos por lei, como no caso dos termos de uso, podem evitar problemas futuros.

Por outro lado, salienta-se a importância de se ter uma política de privacidade, que é exigida, caso haja coleta de dados pessoais, como nome, endereço, e-mail, entre outros.

Leia mais sobre Termos de Uso e Política de Privacidade

Para tornar o seu termo de uso e política de privacidade acessíveis e transparentes, contrate um advogado especialista, para que ele possa deixar o seu documento bem estruturado e com todas as informações necessárias, evitando futuros problemas.

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