Nomes de peso da internet nacional reuniram-se em Porto Alegre num dos principais eventos sobre o tema no Brasil, o FIC 2013 – Fórum de Internet Corporativa. E o Pereira & Mallmann – Advogados estava lá.
O encontro ocorreu no Teatro do CIEE, em Porto Alegre, e teve como objetivo principal demonstrar para o empresariado brasileiro a necessidade de busca de estratégias on-line capazes de alcançar resultados reais.
A apresentação de Vinícius Pan, diretor comercial da Brandtone no Brasil, trouxe cases de sucesso em redes sociais como BIS, Trident, Halls, Sonho de Valsa, entre outras marcas de massificação.
A mineradora Vale esteve representada por Mônica Ferreira, gerente-geral de Relacionamento com a Imprensa e Mídias Digitais. Ela expôs o potencial que as redes sociais têm para integrar corporação e sociedade e até mesmo seus funcionários.
Utilizando as redes sociais para SAC, relacionamento, endomarketing e branding da marca, demonstrou o saldo positivo na tomada de decisão em manter estes canais de comunicação e uma equipe especializada, dedicada somente para esta função. Segundo Mônica, para a empresa, que já conta com mais de 500 mil seguidores no Facebook, o número não importa e sim a qualidade do engajamento gerado.
A Vale orienta ainda seus funcionários sobre as melhores práticas nas redes sociais auxiliando com um manual de conduta, sem o intuito de tolher os seus colaboradores, mas de alertar sobre os riscos de tudo que é postado na rede.
O FIC 2013 contou ainda com a participação de Pedro Eugênio, idealizador do Black Friday Brasil. Ele contou como foi a experiência da última edição, em que muitos participantes não estavam preparados para o evento, acarretando, em muitos casos, de maquiagem de preço, ao invés de descontos verdadeiros para o consumidor.
Trouxe novas ideias e estratégias para os mercados de e-commerce, recomendando sempre um relacionamento franco e direto com o consumidor. Se não é possível oferecer 70{423ab35e10deb680b5a8dfce3b1ca274c7143a6ece73063169a9e5e8f71d4fbc} de desconto como nos Estados Unidos, pois lá há incentivos governamentais para a prática, o correto é oferecer 20{423ab35e10deb680b5a8dfce3b1ca274c7143a6ece73063169a9e5e8f71d4fbc}, 10{423ab35e10deb680b5a8dfce3b1ca274c7143a6ece73063169a9e5e8f71d4fbc}, mas reais. Avaliou que é possível tirar este custo da publicidade que será gerada pelo próprio evento, sendo possível que o vendedor, a agência de propaganda e o consumidor saiam ganhando.
De acordo com Filipe Pereira Mallmann, foi possível identificar no evento que a cada dia mídias convencionais como rádio e televisão vêm perdendo força, embora os custos se mantenham iguais. “Isso não quer dizer que se deva deixar de fazer este tipo de investimento, mas é necessário começar a tratar as mídias de engajamento com maior seriedade”, ressalta o advogado.
Além dos cases gaúchos da Melnick, Auxiliadora Predial e Foxter, estiveram no Fórum Juliano Cunha, gerente regional da General Motors; Augusto Rocha, da Sales Connections da Responsys; Victor Popper, CEO e diretor comercial da All In Media; Fábio Pereira, diretor de e-commerce da FNAC Brasil e Francesco Weiss, presidente da Intuitive.
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